Texto: Itã Cortez
Sutaco capacita 32 artesãos para confecção de biojóias e peças em trançado de bambu
Exposição de biojóias confeccionadas pelos alunos
A Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), formou, no último dia 30, a primeira turma de 32 alunos que participaram das oficinas de biojóias e trançado de bambu, realizadas na Fazenda Campininha, Distrito de Martinho Prado, em Mogi-Guaçu.
Estiveram presentes à formatura, o Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Caveanha; o Superintendente da Sutaco, Claury Alves da Silva e autoridades locais.
Durante a cerimônia Caveanha apresentou o projeto de construção da Casa do Artesão, espaço destinado à fabricação, venda e promoção dos produtos confeccionados pelos artesãos e pediu o apoio do Secretário de Promoção Social de Mogi-Guaçu, Nelson Morelli, que representou o Prefeito Hélio Miachon Bueno, para a viabilização da obra.
Na ocasião, os alunos receberam o diploma de conclusão do curso e as carteiras de artesão que os qualifica para o mercado de trabalho. O projeto contou com a monitoria de Carlos da Mata e Ana Lúcia da Silva Caetano para a confecção de biojóias e de José Cirilo Andreata para trançado de bambu.
O Projeto Artesanato da Mata é uma parceria entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e a Secretaria do Meio Ambiente e será aplicado em outros municípios do Estado que possuem reservas florestais sendo, portanto, fornecedores naturais de matéria-prima. As cidades de Itapetininga e Campos do Jordão, serão as próximas a receber o projeto.
A Sutaco continuará a atuar junto à comunidade de artesãos em Martinho Prado oferecendo aulas de design de jóias para os alunos que concluíram a primeira etapa do curso.
Artesanato confeccionado em trançado de bambu
Serviço
Evento: Curso de Artesanato – Formatura
Data: 30/6/06
Local: Fazenda Campininha
Endereço: Glebas A e B, Reserva Biológica e Estação Experimental, Distrito de Martinho Prado, Mogi-Guaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário